Fórum de Saúde da Granpal reúne gestores para discutir pautas estratégicas da saúde pública regional.

A Associação e Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) promoveu mais uma edição do Fórum de Saúde, reunindo secretários, gestores e representantes municipais para debater temas relevantes à gestão da saúde pública nos municípios da região. O encontro foi marcado pela troca de experiências, alinhamento de demandas comuns e discussão de estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde. Entre os assuntos abordados estiveram questões relacionadas à gestão dos serviços de saúde, programas federais, inclusão e ações desenvolvidas pelo Consórcio em benefício dos municípios associados. Também foram apresentadas atualizações sobre os processos de compras compartilhadas conduzidos pelo consórcio Granpal, incluindo licitações em andamento e estudos para ampliação de serviços disponibilizados aos municípios consorciados. Participaram da reunião representantes dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Guaíba, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Viamão. Os Fóruns Temáticos da Granpal têm como objetivo promover a integração entre os municípios, estimular a troca de boas práticas e construir soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela gestão pública regional.
Fórum de Saúde do Consórcio Granpal discute redução da judicialização no SUS.

A judicialização no Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema do debate que reuniu gestores públicos da área da saúde no Fórum de Saúde realizado nesta quinta-feira, 21, na sede do Consórcio da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), no Instituto Caldeira. O encontro serviu para delinear alternativas para municípios que enfrentam grande número de disputas judiciais, processo em que decisões administrativas, políticas ou de gestão e deixam de ser resolvidas por negociações, diálogos ou políticas públicas para serem solucionadas a partir do Poder Judiciário. No contexto da Região Metropolitana, Brayan William de Freitas, Coordenador do Fórum e Secretário de Nova Santa Rita, explica que o encontro reuniu representantes de municípios que enfrentam um crescente volume de ações judiciais relacionadas a medicamentos, procedimentos cirúrgicos e demais assistências garantidas pelo sistema público. “Conseguimos discutir soluções para gerar menos bloqueios judiciais aos municípios, também gerando menor custo para as cidades”. O encontro também abriu espaço para diálogos envolvendo a inclusão em seus diversos estágios. Freitas explica que os integrantes do Fórum acordaram em propor um Fórum conjunto entre educação e saúde para tratar sobre o assunto. “Queremos construir alternativas coletivas para que possamos ter uma resolutividade maior no tema da inclusão. Hoje a inclusão é um assunto que afeta a realidade de todos os municípios da região metropolitana”, explica o Coordenador. Os fóruns temáticos da Granpal servem como espaço de articulação política, cooperação técnica e teórica na troca de experiências. A proposta de um Fórum conjunto promete novas ideias e articulações, fortalecendo o compromisso da Granpal com o diálogo e servindo aos cidadãos através de debates envolvendo o interesse público.
Fórum da Saúde da Granpal debate melhorias para o programa Mais Médicos.

Integrantes do Fórum da Saúde do Consórcio Granpal, em conjunto com a superintendência do Ministério da Saúde, debateram, nesta quinta-feira, 16, sobre o Mais Médicos, programa coordenado pelo Governo Federal. O projeto é visto como essencial no contexto nacional, servindo para suprir a carência de profissionais da saúde e atender as necessidades de municípios do interior ou cidades menores. Brayan Freitas, Secretário de Saúde de Nova Santa Rita e coordenador do Fórum, reconhece a importância do Mais Médicos para a região metropolitana e apontou pontos discutidos para aperfeiçoamentos no programa. “Temos índices de munícipios que tem 80% da força de trabalho médica vinda do Mais Médicos. Viemos também sinalizar sugestões, como a necessidade de autonomia e gestão desses profissionais dentro dos municípios, gerenciando substituições e condutas adequadas”. O debate viabilizou melhor compreensão da relevância do programa Mais Médicos, que representa grande economia para os cofres públicos municipais, e garante o atendimento médico para boa parte da população. O Fórum da Saúde da Granpal prevê nos próximos passos o compartilhamento de modo formal das sugestões de melhorias para o Ministério da Saúde, reforçando o comprometimento com a saúde dos gaúchos.
Referências de média e alta complexidade são tema do Fórum de Saúde do Consórcio Granpal.

A pactuação entre o Governo do Estado e municípios para organização dos serviços do Sistema único de Saúde (SUS) foi tema central de debate no Fórum de Saúde do Consórcio Granpal. Nesta quarta-feira (25), as autoridades e secretários de Saúde se reuniram para tratar as principais prioridades dos municípios. A Resolução nº 050/2022 da Comissão Intergestores Bipartite do RS (CIB/RS), que estabelece quais serviços especializados de média e alta complexidade cada município ou região deve oferecer ou ter como referência, dentro da lógica de regionalização da saúde, representa uma preocupação para os secretários. Para Brayan Freitas, secretário de Saúde de Nova Santa Rita esta alternativa não reflete a capacidade das cidades. “Está resolução foi criada com diálogo dentro de uma realidade que existia lá em 2021. Hoje os municípios recebem mudanças de referências e de pactuações de forma muito vertical, as vezes até mesmo sem condições de atender aquela especialidade que é referenciada e acaba provocando efeitos lá na ponta com pacientes que ficam num limbo”. Ficou definido ao final do encontro entre os secretários, a realização de uma avaliação minuciosa e uma analise interna das especialidades em cada município para que sejam levantadas as correções necessárias. Também serão encaminhados pedidos de reunião para o Ministério da Saúde e sindicatos profissionais com objetivo de ampliar o debate com todos os interessados.
Fórum de Saúde da GRANPAL debate recursos para os municípios e elege novo coordenador.

Na última terça-feira, a Granpal promoveu mais uma edição do Fórum de Saúde. O encontro reuniu gestores e representantes municipais para debater os principais desafios da área na região metropolitana. Durante a reunião, foi destacado que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul sinalizou a destinação de novos recursos para fortalecer a saúde nos municípios, medida que trará impactos positivos para a rede de atendimento local e para a população. O fórum também marcou a eleição do novo coordenador: Brayan Freitas, que passa a assumir a função de articular os debates e encaminhamentos do colegiado, dando continuidade ao trabalho de integração e fortalecimento da gestão em saúde na região. Com iniciativas como essa, a GRANPAL reforça seu papel de articulação em defesa dos interesses dos municípios.Seguimos trabalhando para melhorar a vida nas cidades.
Fórum de Inovação da Granpal apresenta O Minha Saúde Digital em parceria com o Fórum da Saúde

A FEDERASUL debateu nesta quarta (9) os obstáculos às obras contra enchentes no RS. O presidente Rodrigo Sousa Costa alertou para a lentidão e criticou o uso político das tragédias.
André Brito (Granpal) citou a burocracia como entrave. Sebastião Melo (Porto Alegre) disse que a cidade investe em prevenção. Juliana Carvalho (Eldorado do Sul) apontou atrasos causados por disputas judiciais.
O encontro reforçou a urgência de ações efetivas.
Fórum de Saúde da Granpal prepara radiografia da saúde na região

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) retomou, nesta quinta-feira, 30, os encontros dos diferentes fóruns realizados mensalmente. O primeiro deles reuniu secretários de Saúde das cidades da região que voltaram a debater o programa Assistir, pauta unânime estabelecida no encontro de imersão entre os prefeitos realizado na semana passada em Santo Antônio da Patrulha. “Hoje foi o primeiro passo, com o objetivo de fazer uma análise técnica tanto do Assistir, como o levantamento dos números, dos dados sobre o programa em cada localidade. Definimos a criação de duas áreas técnicas específicas para que, até março, tenhamos um relatório completo para entregar aos prefeitos associados. Só assim vamos conseguir fazer um debate com os governos estadual e federal sobre a realidade da Saúde em nossas cidades”, comenta o prefeito de Taquari, André Brito. Previamente e possível identificar as dificuldades com os hospitais, que aumenta a cada dia na mesma proporção que cresce a demanda por serviços. “As filas cada vez ficam maiores e o financiamento é muito baixo, criando dificuldades, inclusive, de viabilidade econômica para a continuidade dos hospitais”, diz.