O Fórum de Primeiras-Damas e Assistência Social da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) foi constituído nesta quarta-feira (20), na sede da entidade, integrando 14 dos 19 municípios pertencentes à entidade. A ideia de criação partiu da primeira-dama de Guaíba, Deisi Maranata, com o objetivo de estimular a participação junto às administrações. No decorrer do processo, a proposta da reunião foi ampliada, congregando também gestores da Assistência Social, pasta responsável pelo atendimento da população mais sujeita à vulnerabilidade social nas cidades.
“Acredito que juntos somos mais fortes. A troca de experiências e a parceria nas ações podem levar a melhores resultados e serviços prestados com mais qualidade para a população. Estou muito lisonjeada pela acolhida da diretoria da Granpal e, principalmente, pelo apoio recebido das primeiras-damas e dos secretários de Assistência Social que estiveram em nosso encontro”, disse a coordenadora, Deisi Maranata.
Nessa primeira reunião, houve troca de informações sobre programas e ações individuais realizadas em cada município, seguida de palestra de formação com Léo Voigt. O secretário Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Alegre, abordou o surgimento e o desenvolvimento da assistência social no Brasil.
De acordo com o diretor executivo da Granpal, Marcello Beltrand, o desafio dos temas sociais na Região Metropolitana é bastante relevante, tendo em vista os problemas existentes no setor. “A presença de primeiras-damas e secretários na concepção do Fórum permitiu enxergar sólidas possibilidades de sinergia entre as políticas públicas dos municípios participantes”, finalizou. As reuniões do grupo serão realizadas sempre na terceira quarta-feira de cada mês.