Troca de experiência marca a retomada do Fórum de Primeiras-Damas da Granpal

Troca de experiência marca a retomada do Fórum de Primeiras-Damas da Granpal

O compartilhamento de ações e demandas em defesa dos direitos das mulheres foi o tema debatido na retomada dos trabalhos presenciais do Fórum de Primeiras-Damas da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O encontro reúne algumas das principais formuladoras de políticas para as mulheres nas cidades de abrangência da entidade. 

Conforme a coordenadora do Fórum e primeira-dama de Guaíba, Deise Maranata, a troca de informações é uma importante ferramenta para a construção coletiva de políticas públicas. “O objetivo é trocarmos experiências. Não precisamos inventar se já existe, e aqui descobrimos, trocamos conhecimento e informações”, avalia.

A retomada dos trabalhos foi muito satisfatória, de acordo com a coordenadora. “Quem estava engajada continuou, além disso tivemos novas participações. As cidades estão envolvidas com o Mês da Mulher nas comunidades, com as servidoras e em conjunto com secretarias nos municípios. Nossa proposta agora é sair em campo e conhecer alguns equipamentos e projetos nas cidades”, finalizou.

O encontro teve ainda a apresentação sobre o Centro de Referência para a Mulher da cidade de Canoas, feita pela vereadora e ex-coordenadora do espaço, Vani Piovesan. “Temos que trabalhar com prevenção, nas escolas e até mesmo com muitas mulheres, para que conheçam seus direitos”, disse.