Fórum de Segurança retoma atividades e propõe integração metropolitana

Fórum de Segurança retoma atividades e propõe integração metropolitana

Um conselho para debater as ações das guardas municipais nos 19 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) foi retomado nesta quinta-feira (10). O objetivo é ampliar, na ponta, a segurança dos cidadãos. Além do compartilhamento de dados e expertise, o grupo também ampliará os trabalhos de integração entre os agentes de segurança. O conselho foi instalado durante o Fórum de Segurança da Granpal, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração de Porto Alegre.

O Fórum de Segurança é realizado sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês, de forma itinerante. Durante o encontro, foram debatidos ainda temas como compra coletiva de equipamentos, adesão à ata de registro de preços municipais, construção de termos de referência, entre outros. 

“Além de estreitarmos as ações e planejamentos entre os secretários de segurança, as guardas municipais também terão uma agenda específica para potencializar e fortalecer a atuação dos agentes”, destacou o coordenador do fórum e secretário municipal de Segurança de Porto Alegre, coronel Mario Ikeda.

“A retomada do fórum é de extrema importância para a Granpal, uma vez que o tema que envolve a segurança pública permeia todas as cidades da região metropolitana”, afirmou o diretor executivo da Granpal, Marcello Beltrand.

Também participaram da reunião secretários, comandantes e integrantes de diferentes guardas municipais.