Fórum de Inovação da Granpal ganha protagonismo no primeiro dia da 5ª Multifeira de Esteio.

A realização de fóruns para discussão de temas de interesse público tem recebido destaque na Granpal, e chama a atenção pela organização de novas ideias para os municípios da Região Metropolitana. O Painel: Inovando no Setor Público, realizado na 5ª Multifeira de Esteio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na quarta-feira, 13, teve debate importante do Fórum de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), trazendo exemplos de cidades que procuraram inovar na gestão de seus municípios. As cidades que ganharam destaque no Painel foram: Esteio, Canoas e Novo Hamburgo. Os fóruns da Granpal, realizados mensalmente, reúnem dirigentes municipais para discussão de novas propostas e debates sobre assuntos de interesse da população da Região Metropolitana, avançando em diferentes áreas com o compartilhamento de experiências entre os municípios. Patrícia Augsten, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas, foi palestrante no painel, e explica que o município conta com o Parque Canoas de Inovação (PCI), que integra o ecossistema de tecnologia e inovação da cidade e é parte fundamental da sua estratégia de desenvolvimento econômico, pois recebe incentivos e crescimento através do FUMDECAN (Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas), lei que visa incentivar a economia local através de benefícios fiscais e econômicos para empresas que geram empregos e investem na cidade. “É um parque com uma vocação industrial. Hoje conta com três indústrias de automação instaladas no espaço e foi inaugurado em 2018, tendo potencial para 90 indústrias instaladas”. Já Novo Hamburgo, cidade que também recebeu destaque no painel, conta com Lei de Inovação, fundos para inovação e um sistema sólido e consolidado. Daiana Monzon, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Novo Hamburgo e palestrante no Fórum, justifica o sucesso da cidade através da criação da própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da cidade em fevereiro de 2025. “Anteriormente, não existia. Dentro da Secretaria, temos o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), liderado e gestado pelo município de Novo Hamburgo. Lá dentro, temos startups e grandes empresas que trabalham junto com as startups.Nós temos instituído o Sandbox para que as empresas possam trazer desafios”, explica a palestrante. Sandbox é um sistema desenvolvido para testes sem afetar a rede principal. Novo Hamburgo, além da Secretaria, conta também com o desenvolvimento de um portal e App para os contribuintes de inovação conseguirem acessar o sistema com facilidade baseando-se em temas. Luiz Carlos Pinto da Silva, Secretário do Gabinete de Inovação de Porto Alegre e coordenador do Fórum de Inovação da Granpal, celebra o encontro e avalia grande importância na identificação dos “atores da inovação”, pois servem de exemplo e inspiração para outras gestões. “A inovação tem a capacidade de articular e executar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento científico tecnológico dos municípios. Apresentamos novidades e estamos evoluindo nas discussões, aprendizados e valores que podem inspirar outros municípios”. Projetamos para o segundo semestre deste ano mais uma edição, quem sabe regionalizada, do South Summit Granpal, encontro com procuradores, enfim, tudo que possa acrescentar na qualificação da gestão dos municípios da região metropolitana, destaca Luiz Carlos. Os fóruns temáticos da Granpal servem como espaço de articulação política e cooperação técnica e teórica na troca de experiências, servindo ao interesse público da Região Metropolitana. No segundo dia da 5ª Multifeira de Esteio, o cronograma conta com o Fórum de Cultura e da Segurança, com realização programada para às 14h e 16h, reséctivamente, no estande da Granpal, no Parque Assis Brasil.
Fórum de Inovação da Granpal discute eventos e temas para 2026.

Os integrantes do Fórum de Inovação do Consórcio Granpal discutiram sobre os eventos previstos para 2026 e temas pertinentes à inovação que acabam mobilizando as gestões municipais, como uso de dados e o desenvolvimento de clusters/grupos estratégicos. O grupo discutiu a participação no South Summit 2026 e o SecOps Summit, ambos em Porto Alegre, o 7o Fórum de Proteção de Dados, em Canoas, e o Regeneration Summit, em Guaíba. Luiz Carlos Pinto, coordenador do Fórum e atual Secretário de Inovação da Cidade de Porto Alegre, afirma que a reunião foi para pensar os próximos passos e objetivos. “O ano já começa forte com muitos eventos, e eles mostram como a inovação e suas vertentes estão associadas ao desenvolvimento econômico. O fórum é muito ativo, com redes internacionais e mais um ano de entregas importantes”, aponta. Outros assuntos discutidos no fórum foram ações internas, a incorporação de proteção de dados (DPO) nas gestões municipais, avaliação de mecanismos inovadores de compras públicas, a adoção e o apoio de procuradores, e outros. Além disso, o Fórum de Inovação teve interação com a Bloomberg, onde em um programa de intercâmbio de boas ideias, foram observados possíveis avanços em sistemas de integração de sistemas de licenciamento e posicionamento estratégico de negócios nas cidades. Fotos: Lívia Bonfiglio.
Granpal participa do Fórum de Inovação em São Leopoldo.

Na última segunda-feira, dia 10 de novembro, a Granpal participou do Fórum de Inovação, realizado no Tecnosinos, em São Leopoldo.O encontro reuniu representantes de instituições, gestores públicos e lideranças regionais para debater estratégias de fomento à inovação e o fortalecimento do ecossistema tecnológico metropolitano. Durante o evento, foi apresentada a gestão do Tecnosinos, destacando as ações desenvolvidas pelo parque tecnológico e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. Também foram discutidos os encaminhamentos sobre a participação do Fórum no Granpal Summit 2025, que acontecerá no dia 12 de dezembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A presença da Granpal reforça o compromisso da entidade em aproximar a gestão pública da inovação, promovendo conexões entre municípios, universidades e empresas para o avanço de soluções inteligentes e colaborativas para as cidades da Região Metropolitana.
Fórum de Inovação da Granpal participa de painel no South Summit Brazil em Porto Alegre

Encontrar novas formas de como o poder público poderá induzir a inovação para gerar prosperidade foi o tema central debatido no encontro do Fórum de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado nesta quinta-feira, 10, no South Summit, em Porto Alegre. “Normalmente nesses eventos de inovação os governos acabam passando batidos. Esse painel é muito importante justamente para vermos que num mundo onde inúmeras tecnologias revolucionárias estão transformando a forma como a gente vive, é fundamental colocar também o que essa revolução vai gerar de impacto de como a gente governa”, afirma Paulo Renato Ardenghi, CEO da GOV.UP Inovação. O painel Hackeando o Setor Público contou com a assistência dos participantes do Fórum de Gestores de Inovação da Granpal, e com a participação de Cris Alessi, agente de inovação, Marcelo Faquina, especialista na transformação digital de governos, que representa a CAF e o William Escher, secretário de desenvolvimento econômico de Joinville. “O nome do painel não poderia ser melhor né, é para quem governa poder colocar o cidadão no centro desse processo e melhorar a vida dele, porque no final das contas é para isso que o governo serve”, finaliza.
Fórum da Granpal propõe compartilhamento de soluções inovadoras entre cidades da região

A criação de um espaço para compartilhamento de tecnologias e inovação já testada por outras cidades entre os municípios da Região Metropolitana. Este foi o principal ponto de debate na primeira reunião do Fórum de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), realizada nesta segunda-feira, 10, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O encontro serviu também para definir um calendário de encontros com reuniões já previstas para Canoas e Cachoeirinha assim como ações do South Summit Brazil, que acontece em abril. Batizado de Living Lab Metropolitano, o espaço seguiria o modelo já adotado na capital, onde um decreto municipal permite a oferta do espaço público em que empresas testam suas novas tecnologias. Além disso, ainda existe a alternativa do município oferecer um desafio para ser resolvido e, via edital de chamamento, buscar soluções para o problema. O coordenador do Fórum, Luíz Carlos Pinto, e também secretário de Inovação da capital, aponta que mais de 100 empresas já ofereceram suas soluções para serem testadas. “Nossa sugestão é propor um acordo de cooperação entre os municípios, para aproveitamento de soluções e troca de experiências entre as cidades”, diz.
Fórum de Inovação da Granpal anuncia congresso realizado pela primeira vez na América Latina

O Fórum de Inovação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) será apoiador oficial do congresso ISPIM – International Society for Professional Innovation Management -, realizado pela primeira vez na América Latina. A informação foi dada pelo secretário municipal de Inovação e coordenador do Fórum de Inovação da Granpal, Luiz Carlos Pinto, presente em mais uma reunião recente. Ele esclareceu que os planos para o congresso, direcionado aos gestores de inovação, ocorrerão em 2024, na cidade de Porto Alegre. A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é a organizadora do evento, agendado para os dias 8, 9 e 10 de abril. Serão três dias dedicados à discussão sobre inovação, reunindo 200 profissionais de 25 países diferentes. A conferência abordará temas variados, com ênfase em gestão da inovação, proporcionando insights para a indústria e a pesquisa, além de envolver grandes nomes da área como John Bessant, Paavo Ritala e Tatiana Lakovlena. “Os meses de março e abril serão de foco na inovação e na tecnologia, com o South Summit e com o ISPIM. Será uma oportunidade para as administrações públicas da nossa região vivenciarem experiências que tragam benefícios para a sociedade que representam”, diz Leonardo Pascoal, presidente da Granpal e prefeito de Esteio. A conferência é promovida pela ISPIM, uma comunidade composta por membros da pesquisa, indústria, consultoria e setor público. Esses indivíduos compartilham uma paixão pela gestão da inovação, visando criar com sucesso novos produtos, processos e serviços a partir de ideias para impulsionar o crescimento econômico. Fundada na Noruega em 1983, são reconhecidos por serem a maior, mais antiga e mais ativa rede global dedicada à inovação.
Fórum de Inovação

Na manhã desta terça, 11, os gestores de inovação dos municípios da Granpal, em um primeiro momento, trataram sobre certificação ISO (International Organization for Standardization) para cidades sustentáveis. A apresentação da temática foi realizada por Renie Honda, da Bright Cities. Na segunda parte da reunião, Sabrina Xavier, coordenadora do Living Lab da Prefeitura de Porto Alegre, apresentou o case “Telemedicina POA. Dentre os objetivos do Fórum de Inovação está o compartilhamento de experiências exitosas de inovação e aperfeiçoamento da governança municipal, como as apresentadas nesse encontro.