Fórum de Cultura da Granpal organiza calendário unificado de eventos para a Região Metropolitana.

A 5ª Multifeira de Esteio sediou, nesta quinta-feira, 14, o Fórum de Cultura da Granpal, reunindo gestores públicos da área cultural dos municípios da Região Metropolitana para discussão de temas na área. O encontro resultou em avanços para a integração das políticas culturais entre os municípios da Granpal, com destaque para o calendário regional de eventos e a organização de relatórios quantitativos sobre os retornos financeiros vindos da cultura. O Fórum prepara a criação de um formulário para que cada município cadastre seus principais eventos, permitindo a divulgação conjunta e evitando sobreposição de datas nas ações. A iniciativa visa potencializar o alcance dos eventos culturais em toda a região através do calendário regional e a cooperação entre as cidades. Brayon Marques, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio e Coordenador do Fórum, argumenta que além do calendário de eventos, o objetivo é organizar e compartilhar aos prefeitos o retorno econômico e social gerado pelos eventos culturais. “Queremos apresentar para os prefeitos qual o retorno dos eventos para a cidade, quanto geram de emprego, e quanto geram de renda para essas pessoas”. Além disso, os integrantes do Fórum celebraram a criação do Grupo Técnico para o credenciamento de produtores culturais, onde os produtores podem auxiliar em editais e festivais, permitindo equipes maiores para a área da cultura e eventos cada vez maiores nas cidades. Marques expressa felicidade por estar à frente do Fórum de cultura, esclarecendo que os fóruns da Granpal são essenciais para novos projetos e avanços nas gestões políticas da Região Metropolitana. “Às vezes os problemas de um é o mesmo do vizinho, e com essa troca de ideias conseguimos solucionar esses problemas de maneira mais fácil e rápida”. O encontro no Fórum de Cultura contou também com a apresentação do Escritório do Empreendedor para Artistas, iniciativa da cidade de Santo Antônio da Patrulha. O projeto oferece suporte aos profissionais na organização documental e obtenção de certidões, facilitando a contratação de artistas nos eventos organizados pelos órgãos públicos. A Granpal reforça seu compromisso com o desenvolvimento de melhores políticas direcionadas para a área da cultura nos municípios.
Fórum de Cultura da Granpal debate a descentralização de recursos para o segmento.

Um debate sobre os editais da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), responsável por estabelecer a possibilidade de repasse continuado de recursos para a cultura, mediante descentralização para estados e municípios, e a troca de ideias para melhorias, investimentos e organização dos recursos da área cultural. Estes foram os principais temas debatidos no Fórum de Cultura do Consórcio Granpal, no Instituto Caldeira, nesta terça feira, 24. Os editais da PNAB abordados durante a reunião tem o objetivo de organizar quem precisa de auxílio, a administração da cultura, e a divisão dos problemas para que sejam feitas resoluções em conjunto. Brayon Marques, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Esteio e novo coordenador eleito no encontro, explica que os integrantes trabalharão em conjunto para aprimorar os eventos, pensando em novas propostas para recolhimento de informações e desenvolvimento dos projetos culturais. “Decidimos criar em conjunto um formulário para realização de pesquisa de campo em todos os nossos eventos. A ideia é fazer esse levantamento e conseguir mostrar para os prefeitos informações e a captação não só enquanto cultura, mas também no financeiro”, adiciona, destacando a criação de umformulário para permitir a identificação do que é investido e o que retorna para os municípios. Fotos: Lívia Bonfiglio.
Fórum de Cultura da Granpal apresenta nova coordenadora

O entendimento das pautas culturais dos municípios da Grande Porto Alegre foi o tema central debatido no primeiro encontro de 2025 do Fórum de Cultura da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), realizada nesta terça-feira, 18, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O encontro serviu para conhecer as principais demandas dos municípios da Associação e para apresentar a nova coordenadora do Fórum, Izabel Cristina, diretora de cultura da Secretaria Municipal de Gravataí. “Penso que nesse momento o fortalecimento do diálogo, entre os municípios e suas gestões de cultura, seja o primeiro ponto a desenvolvermos, para entender como esses municípios vem se organizando, suas necessidades e demandas para, então, projetarmos as ações e caminhos a serem seguidos na construção das políticas públicas culturais”, diz. O próximo encontro será no mês de abril, na Casa de Cultura em Gravataí, com o objetivo, entre os participantes do Fórum, de compartilharem suas pautas da Cultura e projetos que têm sido bem executados, como por exemplo a utilização dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de fomento à cultura e o mapeamento de agentes culturais.