Fórum de Educação da Granpal debate alfabetização e ampliação da escola integral.

A expansão do ensino integral nas redes públicas de ensino, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE 2026 – 2036) será de 35% nos próximos 5 anos dos estudantes da escola básica para serem atendidos pelo modelo nos próximos anos, foi pauta do Fórum de Educação do Consórcio Granpal. O encontro foi realizado nesta terça-feira, 9, e também discutiu sobre os resultados do SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul). Para os avanços na Região Metropolitana, o Programa Escola em Tempo Integral, instituído pelo Ministério da Educação (MEC), prevê repasses de recursos e assistência técnica para Estados e Municípios estruturarem suas redes, podendo auxiliar a Granpal na ampliação do modelo. Ítalo Mainieri, Secretário de Educação de Alvorada e novo coordenador do Fórum, expressa felicidade por orientar o encontro pela primeira vez, e destaca o momento de diálogo e compartilhamento de ideias dos secretários. “Pela primeira vez estou presidindo esse fórum. Foi um momento de escuta dos outros secretários de diferentes municípios. Falamos bastante em relação a temas importantes, como a avaliação do SAERS de 2025”. Através do SAERS, o Fórum identificou grande discrepância nos resultados em relação a alfabetização, e pretende aperfeiçoar os resultados conjuntos até uma próxima avaliação ao final do ano. A Granpal reafirma seu compromisso com a educação na Região Metropolitana, procurando auxiliar na melhora de índices de alfabetização nos municípios participantes.
Fórum da Granpal prevê futuro de cooperação entre redes municipais na área da educação.

Melhorar as formas de cooperação entre municípios da Região Metropolitana e o estado. Este foi o principal ponto de debate no encontro do Fórum de Educação da Granpal, que reuniu secretários da pasta na manhã desta terça-feira, 12, na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Ítalo Mainieri, eleito o novo coordenador do Fórum no encontro de hoje, acredita que a troca de conhecimentos entre os municípios fortalece o desenvolvimento na área da educação, que acabam enfrentando, por vezes, problemas e desafios semelhantes nas gestões. “Muitas vezes, a angústia de um prefeito é a angústia do outro, e compartilhando a experiência, conseguimos levar boas práticas para a rede municipal”, disse Mainieri. O Fórum de Educação da Granpal também discutiu novas metodologias mais adequadas para recolhimento de estatísticas, como a alfabetização no Rio Grande do Sul. O novo coordenador prevê continuidade do trabalho realizado no ano passado, onde o fortalecimento da associação teve desenvolvimento a partir do diálogo conjunto sobre a educação no contexto dos municípios e suas determinadas realidades. Além disso, a cooperação deve se estender até a rede estadual, com propostas de alinhamento nos projetos e envolvimento da Secretaria de Educação do Estado nos próximos debates para conhecimento das dificuldades, particularidades e semelhanças.
Granpal realiza primeira reunião do Fórum de Educação de 2026.

A organização do ano letivo das escolas municipais foi um dos principais temas abordados na primeira reunião de 2026 do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizada nesta quinta-feira, 05, na capital. Entre os temas definidos está a disposição da associação em apoiar tecnicamente os municípios na gestão educacional qualificada e proporcionar o acesso à recursos para que a Computação seja incorporada aos currículos das redes educacionais como componente curricular ou transversal ao currículo existente para a Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Esta disposição consta do BNCC de Computação, que é um complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lançado em 2022, e que orienta a inclusão da computação nos currículos de ensino. Para se habilitar ao VAAR (Vinculação de Ações e Recursos), os municípios devem, em 2026, estabelecer referenciais curriculares que contemple a computação na rede de ensino. Caso contrário não será habilitada para receber do VAAR ao longo dos anos. A implementação da BNCC da Computação é uma das condicionalidades para habilitação ao VAAR. Os secretários participantes debateram a elaboração de um calendário de ações dos municípios com objetivo de construir atividades de formação de professores e jogos escolares, com a participação dos estudantes. As autoridades abordaram a necessidade da criação de uma agenda com o governo estadual. Temas como alfabetização, educação especial, educação para estudantes com Altas Habilidades e demais desafios da educação municipal devem ser os principais apontamentos a serem levados para articulação. A secretária de Educação de Gravataí e coordenadora do Fórum, Aurelise Braun defende a importância de colocar o governo estadual no centro da discussão. “Nós precisamos mostrar que o município sozinho não dá conta. Precisamos dessa parceria com o Estado”, disse.
Fórum de Educação da Granpal discute práticas adotadas na região

A apresentação de práticas exitosas que acontecem nos municípios foi o tema central debatido no encontro do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado nesta terça-feira, 25, em Porto Alegre. “Nós temos exemplos que dão certo, e essa é a ideia. Que a gente possa trocar enquanto região metropolitana e adequar conforme as realidades”, afirma Aurelise Braun, secretária de educação de Gravataí. O encontro foi marcado pela exposição das práticas realizadas em alguns municípios da Associação, principalmente práticas exitosas no ensino fundamental 1, 2 e educação infantil. O processo de alfabetização por exemplo, é algo que sem dúvida pode ser ampliado, assim como a EJA, que muitos trouxeram possibilidades diferentes, inclusive em custo-benefício. Essa troca é importante porque o que dá certo no teu município pode dar certo no meu município também”, diz.
Fórum de Educação da Granpal cria comissão para buscar soluções para fragilidades da área

A criação de uma comissão para lidar com soluções para o déficit em educação que atinge os municípios da região metropolitana, foi o tema central debatido no primeiro encontro de 2025 do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado nesta terça-feira, 25, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A comissão será formada por seis maiores municípios com as melhores experiências, com o objetivo de apresentar em curto espaço de tempo para alternativas eficazes e eficientes para serem adotadas pelos executivos municipais da região. “Nós somos prefeitos que defendem o interesse das crianças, então são várias iniciativas criadas, entre elas, a qualificação, o treinamento de novos diretores de escolas, que vão passar por capacitação, para que eles possam ser os melhores a conduzir cada ambiente escolar”, afirma Marcelo Maranata, presidente da Granpal e prefeito de Guaíba. A ideia do fórum vem da necessidade de alinhar e discutir com os municípios da Associação sobre suas fragilidades, independente do município ser grande ou pequeno, todos compartilham das mesmas dificuldades e interesses, sendo o principal, a qualidade da educação e o cuidado com o aluno, que é o objetivo final. “Precisamos cuidar do nosso professor, mas sem alunos não seremos nada. Esse cuidado é necessário com as duas partes e é isso que nós estamos propondo executar”, diz Aurelise Braun, secretária de Educação de Gravataí e eleita coordenadora do Fórum.
Debate estratégias e boas práticas entre municípios

O Fórum de Educação, realizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) nesta quinta-feira, 28, reuniu secretários municipais, professores e representantes institucionais para discutir ações que promovam melhorias no ensino público. O evento destacou a importância da cooperação entre municípios e órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para garantir avanços na gestão educacional. Realizado na sede do Sesi Porto Alegre, no Centro Histórico, o encontro teve a participação da secretária de Educação de Cachoeirinha, Isabel Fonseca de Quadros, que destacou a proximidade do TCE com os municípios. “Ficou muito claro que o Tribunal de Contas é um parceiro que nos auxilia, garantindo uma gestão mais eficiente e planejada dos recursos. Estamos no caminho certo, mas temos muito a construir, especialmente com base em dados e índices como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).” O debate também abordou a relevância de investir na formação e qualificação de professores, destacando que cada aula deve ser tratada como uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. A proposta é reforçar a responsabilidade de garantir que cada momento em sala de aula seja significativo, promovendo resultados positivos tanto para os alunos quanto para os educadores. A troca de experiências entre municípios foi outro ponto central do evento. A secretária de Educação de Guaíba, Magda Ramos, reforçou que cada estratégia deve ser adaptada às realidades locais: “Práticas que funcionam em um município podem ser ajustadas para outro. Por isso, é fundamental fazermos essas trocas, identificando o que dá certo e ajustando conforme as necessidades de cada cidade.” O Fórum de Educação da Granpal consolidou-se como um espaço para fomentar a colaboração, trocar boas práticas e reforçar o compromisso de todos os envolvidos na construção de uma educação pública de qualidade.