Granpal defende a adoção de decretos preventivos para combater efeitos do El Niño.

A Associação e Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) voltou a manifestar preocupação com os efeitos do El Niño sobre o Rio Grande do Sul no último trimestre de 2026 e começo de 2027. A manifestação foi feita durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos prefeitos da região, em conjunto com a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), realizada em Estrela em comemoração aos 150 anos de fundação da cidade. O presidente da entidade, Douglas Martello, voltou a defender a adoção de decretos preventivos por parte dos municípios e a prorrogação do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União diante dos riscos. Durante o encontro, a diretora da empresa Catavento, Natalia Ferreira apresentou os números mais recente, do final de maio, sobre o impacto previsto com o El Niño. Dados baseados nas análises do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) revelam que chega a 70% as chances de um fenômeno forte ou muito forte sobre o Rio Grande do Sul. A Granpal vem trabalhando na formalização de um sistema de monitoramento climático disponível para os municípios da região metropolitana. O objetivo é que todas as cidade participantes do Consórcio tenham acesso aos dados sobre o clima. Hoje, apenas três possuem (Porto Alegre, Canoas e Guaíba). “Temos a previsão de um El Niño mais forte e chuvas acima da média no Rio Grande do Sul. Precisamos seguir fazendo o acompanhamento para sabermos se as chuvas serão mais distribuídas ou concentradas em um período menor como em 2023 e 2024”, explica a diretora da Catavento. Segundo ela, desde o final de abril a temperatura do Oceano Pacífico se encontro mais elevada que nos anos de 2023 e 2024, com o agravante de um aquecimento excepcional do Atlântico. FESTEJOS Conhecido como “O Maior Churrasco do Mundo”, o Paleta Atlântida desembarca pela primeira vez no interior do Rio Grande do Sul e escolheu Estrela como cidade anfitriã desta edição histórica. Após consolidar-se com nove edições na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá, e realizar duas edições de sucesso em Porto Alegre, o projeto amplia sua atuação e leva ao Vale do Taquari um formato que une gastronomia, cultura, música, experiências de marca e entretenimento para toda a família. A expectativa é reunir milhares de moradores e visitantes da região em uma das programações mais aguardadas do calendário de eventos de Estrela em 2026. O evento também fez parte da agenda dos prefeitos reunidos em Estrela.

Granpal confirma debates com pré-candidatos para junho.

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana e o Consórcio Granpal vai organizar um debate dos gestores públicos das cidades da região com os principais pré-candidatos para governador do Rio Grande do Sul e ao Senado Federal. Este foi um dos temas definidos na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade realizada na 5ª Multifeira de Esteio. Os prefeitos presentes também debateram sobre eventos climáticos e pautas indicadas pelos municípios relacionadas aos servidores e demandas da população. Os debates promovidos pela Granpal com pré-candidatos para governador e Senado devem ocorrer nos dias 16 de junho e 26 de junho, respectivamente. Os encontros devem discutir temas como primeiras tomadas de decisão, desenvolvimento econômico, gestão de riscos, reconstrução do Estado, infraestrutura e outros. “Vai ser um momento importante, onde a Granpal, junto dos prefeitos e prefeitas, vai elaborar alguns questionamentos para que a gente possa estar ouvindo sobre, principalmente, as primeiras ações após assumirem o governo do Estado”, explica Felipe Costella, presidente do Consórcio Granpal. Na assembleia, também ganhou destaque a iniciativa de fortalecer a gestão de riscos climáticos nos municípios. De acordo com Costella, a Granpal dará andamento a estudos elaborados para ampliar a precisão das previsões de eventos climáticos. A chegada do El Niño, fenômeno climático que causa aquecimento nas águas, acende alerta nas gestões e nas defesas civis municipais, causando incentivo para o debate e trabalho conjunto entre as cidades. Costella identifica um importante papel da associação para dar seguimento a assuntos de interesse público da região. “A Granpal é o elo entre a comunidade, gestões, ações e demandas dos prefeitos na Região Metropolitana. Quero ressaltar a importância de estarmos realizando o debate com os candidatos a governador, os pré-candidatos a governador e governadora e ao Senado”.

Assembleia Geral Ordinária da Granpal tem planejamento com pautas definidas para 2026.

O potencial efeito do El Niño foi uma das pautas prioritárias da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e do Consórcio Granpal, realizada na manhã desta terça-feira, 28. O encontro, que reuniu prefeitos e representantes dos 22 municípios associados, também serviu para alinhar o planejamento para os demais meses do ano, debates com pré-candidatos ao governo do Estado e ao Senado Federal que estão programados, e licitações oferecidas aos municípios. O fenômeno climático natural El Niño provoca o aumento incomum da temperatura das águas, podendo causar chuvas intensas no Sul do Brasil e secas no Nordeste. Douglas Martello, prefeito de Alvorada e Presidente da Associação Granpal, acende alerta para que a região metropolitana esteja articulada e organizada para a vinda do El Niño, com efeitos projetados para os meses de setembro e outubro. “Não sabemos o tamanho do fenômeno, mas sabemos que virá, então é fundamental que a Granpal esteja preparada para atender essas necessidades”, aponta. Além do fenômeno climático, outro tema apresentado no planejamento de 2026 foram os debates metropolitanos, onde a Granpal planeja organizar dois encontros: um com os pré-candidatos ao senado, e outro com os pré-candidatos ao Governo do Estado. O objetivo é aproximar os futuros representantes dos gaúchos com as demandas da região metropolitana e seus municípios. Felipe Costella, prefeito de Esteio e Presidente do Consórcio Granpal, destaca também as licitações para os municípios, processos administrativos conjuntos para adquirir itens necessários para a rotina das atividades dos municípios. “Em conjunto com o Tribunal de Contas, vamos colocar à disposição de todos os municípios consorciados. Nós abrimos a possibilidade de os prefeitos também trazerem novas demandas de licitações”. Os procediemntos, como a de medicamentos, são feitos em pedidos conjuntos para mais de um município com o objetivo de tornar o processo mais econômico para as prefeituras envolvidas. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) reforçou seu compromisso com um planejamento organizado e competente para 2026, debatendo temas relevantes e ações concretas ao longo do ano.

Granpal alerta para riscos na prestação de serviços públicos nos municípios da região.

A alta no preço do diesel no cenário mundial, fruto da crise no Oriente Médio, tem consequências imprevisíveis nos cofres dos municípios gaúchos com os riscos de redução dos serviços prestados aos cidadãos crescendo a cada dia que passa sem solução para o conflito. A avaliação foi feita ao final da Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Granpal realizada nesta quinta-feira, 26, no Instituto Caldeira. O encontro serviu para definir uma posição unificada de pressionar o governo do Estado a definir uma isenção do ICMS sobre o preço dos combustíveis vendidos nos postos gaúchos. Marcelo Maranata, presidente do Consórcio Granpal e prefeito de Guaíba, argumenta que a alta nos combustíveis tem afetado empresas, população e municípios. “A pauta emergente é que o Estado inteiro isente, temporariamente, a cobrança do ICMS sobre o combustível por conta da alta de R$ 1,20 na bomba. Isso tem reflexo no transporte público, na prestação de serviço de ambulâncias e todos os serviços das prefeituras. As empresas têm em média 72 horas até o término do combustível. Após isso, precisam aguardar por novos abastecimentos. Alguns precisam buscar nos postos de gasolina, como também os agricultores não estão recebendo as entregas no campo. Isso atinge toda uma cadeia econômico”, explica Maranata. A alta do combustível tem afetado os horários de prestação de serviços de transporte coletivo, aumentando a prioridade para os momentos de pico e afetando o funcionamento em determinados períodos. Conforme Maranata, a cada dia as empresas prestadoras dos serviços procuram as prefeituras para comunicar a revisão de horários. O encontro considera o esforço conjunto com empresas mas considera fundamental uma ação de governo para amenizar os efeitos do cenário. Fotos: Lívia Bonfiglio

Encontro de prefeitos da Granpal debate saúde no RS.

Nesta sexta-feira, 27, os prefeitos da Região Metropolitana se reuniram na primeira Assembléia Geral Ordinária (AGO) do ano de 2026 da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). Entre os principais temas debatidos, a saúde pública foi a pauta de destaque entre os prefeitos. A Resolução nº 050/2022 da Comissão Intergestores Bipartite do RS (CIB/RS), que já havia sido abordada no Fórum de Saúde da Granpal na última quarta-feira, 25, foi apontada como um problema entre as autoridades presentes. A legislação que estabelece quais serviços especializados de média e alta complexidade cada município ter como referência, é apontada como desatualizada. A discussão concluiu que neste momento a resolução configura uma dificuldade para que os municípios prestem serviços à população. Para o prefeito de Taquari e presidente da Granpal, André Brito, a solução para os temas da saúde está no diálogo com todas as instâncias do poder público: “Deliberamos a elaboração de um documento com todas as preocupações e todos os problemas que temos enfrentado na saúde pública. Nós vamos encaminhar aos nossos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul e à presidência da república, para que possam assumir o compromisso de defender essas pautas. Nós precisamos evoluir e avançar”. Também foi definido um convite para a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados para participar de um evento conjunto. A partir desse encontro os prefeitos da Granpal irão encaminhar um pedido de aporte no orçamento da União para recursos que possam aumentar no Teto Financeiro da Média e Alta Complexidade (Teto MAC). Os prefeitos abordaram os últimos detalhes da imersão que deve ocorrer nos 12 e 13 de março em Santo Antônio da Patrulha. Neste encontro serão tratados temas e propostas da Granpal para o ano de 2026. Ao final do encontro também ficou estabelecida uma união de recursos dos municípios para o envio de donativos para as cidades afetadas pela calamidade que o estado de Minas Gerais vem enfrentando.

GRANPAL realiza última AGO de Prefeitos de 2025 com foco no planejamento orçamentário de 2026.

A GRANPAL realizou, nesta data, a última Assembleia Geral Ordinária (AGO) de Prefeitos de 2025, reunindo os gestores municipais para avaliar o encerramento do ano e alinhar o planejamento para 2026. Entre os principais temas debatidos esteve o orçamento para o exercício de 2026, com foco no planejamento financeiro necessário para viabilizar projetos, ações estratégicas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional, à inovação na gestão pública e ao fortalecimento institucional do consórcio. A AGO também marcou um momento importante de avaliação das atividades realizadas ao longo de 2025, reforçando o compromisso da GRANPAL com a cooperação entre os municípios e a construção de soluções conjuntas para os desafios da Região Metropolitana. Com o encerramento das assembleias de 2025, a GRANPAL segue fortalecida e preparada para o próximo ano, mantendo seu compromisso com a governança colaborativa, o planejamento responsável e o desenvolvimento sustentável da região.

Granpal cria Fórum do Desenvolvimento da Agricultura Sustentável e do Turismo para a valorização ambiental do RS.

Nesta sexta-feira, 28, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizou a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) na cidade de Glorinha. A iniciativa que, reúne mensalmente os prefeitos e autoridades da Região Metropolitana, debateu os principais temas de importância para os municípios. Entre os temas abordados, a valorização das áreas rurais do Estado. O projeto de um Fórum do Desenvolvimento da Agricultura Sustentável e do Turismo foi proposto pelo secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre, Cassio Trogildo, e aprovado por unanimidade pelas autoridades. “É um passo importante que nós vamos dar no debate do desenvolvimento da agricultura sustentável. E aliar o turismo a isso é importante porque dará mais sustentabilidade para aqueles que estão lá nas áreas rurais” afirma o prefeito de Taquari e presidente da Granpal, André Brito. O encontro definiu pela criação de um fórum de prefeitos e secretários específico para a área. O investimento no desenvolvimento sustentável dessas regiões tem potencial de fomentar a resiliência climática do Estado, principalmente no momento atual. As autoridades também voltaram a debater o tema abordado na última AGO. A consulta pública das rodovias do Bloco 1 do do Programa de Parcerias e Concessões do Governo do Rio Grande do Sul para os municípios da Região Metropolitana, apresentada pelo governador Eduardo Leite é relatada com grande preocupação pela Granpal. A entidade fará um estudo sobre o tema. A AGO completou seus debates com os últimos preparativos para o Granpal Summit que terá a presença de gestores do Rio Grande do Sul e de todo o país. O evento, que acontece no dia 12 de dezembro, contará com palestras, estandes, workshops e apresentação de startups.

Granpal debate déficit da saúde e concessão de rodovias da Região Metropolitana.

O repasse de recursos para saúde foi um dos principais temas debatidos durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) realizada nesta sexta-feira, 31. “Nós não estamos falando de atualização do Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC). Estamos falando de valores de faturamento e que não recebemos”, afirma Marcelo Maranata, prefeito de Guaíba e presidente do Consórcio Granpal. Foi apurado pelo Fórum de Saúde da Granpal junto aos secretários municipais, um total de R$ 285 milhões de déficit da saúde para 15 das prefeituras da Região Metropolitana. De acordo com Maranata, as solicitações serão levadas primeiramente à bancada gaúcha na Câmara de Deputados. “Nós não vamos recuar. Temos essa primeira etapa que é a conscientização dos deputados e, depois, queremos entregar isso para o ministro Alexandre Padilha lá em Brasília” completa o presidente do Consórcio Granpal. Também foi debatido pelas autoridades o impacto do Programa de Parcerias e Concessões do Governo do Rio Grande do Sul para os municípios da Região Metropolitana. “Nós vamos pedir uma manifestação formal de cada prefeito, aqueles que quiserem, obviamente, sobre a sua visão e os impactos que isso gerará nos seus municípios” afirmou o prefeito de Taquari e presidente da Granpal, André Brito. A consulta pública apresentada pelo governador Eduardo Leite nesta semana para concessão do Bloco 1 de rodovias termina no final de novembro. Os prefeitos apresentaram suas preocupações além dos impactos diretos aos municípios, também pelo alto custo. “Deliberamos hoje a contratação de uma assessoria técnica para analisar todo o conjunto dessa consulta, do projeto em si, para que possamos a partir dessa análise técnica ter uma manifestação formal da Granpal com relação a essa questão” conclui Brito.