O déficit financeiro e a superlotação da saúde no Rio Grande do Sul foram os principais temas debatidos na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), realizada nesta segunda-feira (29), em Porto Alegre.

O presidente do Consórcio Granpal e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, destacou a defasagem nos recursos destinados ao programa SUS Gaúcho, do Governo do Estado.

“Mais uma vez debatemos a questão dos R$ 267 milhões e de que maneira esse valor chegará aos municípios. Esse recurso, que já não atenderia à demanda de Porto Alegre, é muito pequeno diante da necessidade da saúde na Região Metropolitana e no Rio Grande do Sul como um todo”, afirmou.

O presidente da Granpal e prefeito de Taquari, André Brito, também ressaltou a urgência de ampliar os repasses para Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC).

“Ainda nesta semana será realizada uma reunião extraordinária do Fórum de Secretários de Saúde, para levantar os custos necessários ao aumento do limite financeiro do MAC. A partir disso, vamos dialogar com a bancada gaúcha em Brasília”, explicou.

Além da pauta da saúde, a AGO tratou da agenda de missões internacionais que a entidade deve realizar em dezembro, na Espanha, com foco em inovação na gestão pública.

Inovação em destaque

Durante a Semana Caldeira, a Granpal promoveu seu tradicional Almoço Metropolitano, reunindo prefeitos e autoridades no Instituto Caldeira.

O encontro contou com palestra de Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, referência nacional em inovação, que compartilhou a experiência de transformação de áreas marginalizadas do Recife em distritos tecnológicos.

“Recife e Porto Alegre têm desafios semelhantes. A região onde hoje funciona o Porto Digital era formada por galpões ocupados por empresas de comunicação e foi totalmente reestruturada para impulsionar a inovação”, relatou.

O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, ressaltou que a Região Metropolitana pode se inspirar nesse exemplo pernambucano. O encontro também teve a participação do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, da vice-prefeita Betina Worm, além do presidente da Granpal, André Brito, e outros prefeitos e lideranças municipais.