Prefeitos ligados à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) avaliaram nesta quinta-feira (24) os desafios da mobilidade urbana. A discussão teve dois focos: a necessidade de melhorias na infraestrutura da BR-116 e a situação insustentável dos sistemas de transporte público.

O superintendente regional do DNIT, Delmar Pellegrini Filho, e o supervisor da unidade local, Carlos Alberto Garcia Vieira, apresentaram o plano de melhorias para a rodovia. As intervenções envolvem a ampliação no número de pistas, além da construção e adequação de pontes, viadutos, alças de acesso e outras estruturas.

A execução do plano, orçado em R$ 600 milhões, tem esbarrado na falta de dinheiro. Por isso, os prefeitos irão intensificar a mobilização junto ao governo federal para garantir os recursos.

“Essa obra não é da Região Metropolitana, e sim do Rio Grande do Sul. Parte da riqueza do Estado escoa por essa via. Então, a primeira coisa que precisamos fazer é unir forças com a bancada gaúcha. Também sabemos que o presidente Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estarão no Rio Grande do Sul no mês de julho e tentaremos uma agenda com eles”, explica o prefeito de Porto Alegre e presidente da Granpal, Sebastião Melo.

Mobilidade Urbana

Diante do impasse nos sistemas de transporte, prefeitos têm chamado o Governo do Estado para a discussão de soluções conjuntas. No encontro desta quinta-feira, o superintendente da Metroplan, José Sperotto, e o diretor de transportes metropolitanos do órgão, Francisco Horbe, apresentaram um estudo sobre as linhas urbanas e intermunicipais da região.

“Não há solução fácil para um sistema que faliu. Todos os remédios para essa matéria são amargos, por isso precisamos unificar o discurso da Região Metropolitana. O mesmo sistema que requer aumento não cumpre horários e tem ônibus velhos. O que está aí não serve aos interesses do cidadão”, contextualiza Melo, que defende que o tema seja tratado de forma ampla: “Não temos que tratar isoladamente do sistema de ônibus. É preciso tratar da mobilidade urbana, com vários modais que se integram entre si e que possuem uma passagem que caiba no bolso do cidadão”, complementa.

Assembleia itinerante

A assembleia geral ordinária ocorreu na sede da Fenac, em Novo Hamburgo. Foi a primeira atividade descentralizada da Granpal. Por decisão dos prefeitos, todo o mês os encontros ocorrerão em um dos 19 municípios que integram a associação.

“É maravilhosa essa mobilização da Granpal, de ir aos municípios, prestigiá-los e debater problemas em comum a todos, como a questão do transporte e da infraestrutura da BR-116”, afirma a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que foi a primeira anfitriã.

A próxima assembleia da Granpal está prevista para o dia 29 de julho, em Sapucaia do Sul.

Presenças

Além de Sebastião Melo e Fátima Daudt, também participaram do encontro os prefeitos Ary Vanazzi (São Leopoldo), Jairo Jorge (Canoas), Marcelo Maranata (Guaíba), Paulo Corrêa (Glorinha), Rodrigo Battistella (Nova Santa Rita) e Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul); os vice-prefeitos Jaime da Rosa (Esteio), Márcio Lüders (Novo Hamburgo) e Ricardo Alves Santos (Eldorado do Sul); e secretários municipais.