Os desafios impostos pela pandemia nas escolas públicas foram abordados nesta quinta-feira (17), durante o encontro do Fórum de Educação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A atividade reuniu secretários da área e representantes de 15, dos 19 municípios associados.

O Fórum é permanente e será coordenado pela secretária de Educação de Canoas, Sônia Rosa. 

“Este espaço é uma referência de reflexões, discussões e tomada de decisões coletivas em prol da educação de qualidade para os nossos alunos, que é a razão primeira do nosso fazer. É uma honra muito grande conduzir este fórum com gestores capazes e comprometidos com a educação do seu município e do Rio Grande do Sul”, avaliou a coordenadora. 

De imediato, os participantes compartilharam os resultados e defenderam o retorno às aulas, que se dá de diferentes maneiras: presencial, híbrida ou alternada. 

Também foram discutidas questões tecnológicas, como internet patrocinada e compras coletivas — essa última é um dos focos de atuação da Granpal para otimizar processos e diminuir custos para os municípios. 

O diretor executivo da Granpal, Marcello Beltrand, destaca que outros fóruns irão discutir temas prioritários para os municípios, como a mobilidade, segurança, cultura e saúde. 

Juntos, os 19 municípios associados da Granpal possuem cerca de 300 mil alunos matriculados em suas redes públicas municipais de educação. Os encontros do fórum serão mensais. 

Foto: Jesiel Saldanha, Granpal.