granpal segurança

Fórum de Segurança da Granpal debate a questão do furto de fios

A oferta de tecnologias para aprimorar o sistema de segurança dos municípios foi o tema central debatido no Fórum de Segurança da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 16, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. 

“Os sistemas de alerta podem ser usados para enchentes e para o trânsito, por exemplo. Pensamos também na possibilidade de os municípios especializarem o seu pessoal fora do país”, afirma Alexandre Augusto Aragon, secretário municipal de segurança pública de Porto Alegre e coordenador do fórum. 

O comandante compartilhou aprendizados de sua experiência em Israel, como o uso de tecnologias de alerta emergencial, protocolos em escolas e estratégias de resposta rápida. 

“Israel em suma nos demonstra que podemos adotar não só tecnologias de predição de desastres, mas também a resiliência. Tivemos a oportunidade de criarmos um sistema de voluntariado permanente no RS por ocasião das enchentes. Talvez seja hora de restabelecermos esta ideia”, afirma. 

Além disso, o secretário destaca um tema que afeta todos os municípios, não só os municípios da região metropolitana, como do Brasil inteiro, a questão do furto de fios. “Falamos com lideranças da Polícia civil e da prefeitura de Porto Alegre, para levar isso como pauta nacional, porque a questão do furto de fios não é de cada municípios. Os fios saem de Santa Catarina, ou do Paraná, vão para um determinado estado e voltam picados, então existe uma conexão nacional a respeito disso”, diz.

Também foi abordada na reunião a questão da padronização e licitações, para que possam aproveitar e fazer as licitações em conjunto. “Queremos fazer de forma a não depender muito esforço dos municípios, então que tenhamos um banco de licitações, um banco de talento, um banco de produtos que possamos alcançar, e assim facilitando a vida de todos”, finaliza. 

Por fim, está sendo definido se irão trabalhar com a locação ou aquisição de veículos para segurança, para posteriormente avançar para questões de tecnologias. 

 

Mais informações:

Uffizi Comunicação e Relacionamentos

Almir Freitas – 51.99115.8656

Marcia Cordioli – 51.99811-9153