A importância de avançar na integração metropolitana foi o tema central debatido no primeiro encontro de 2025 do Fórum de Mobilidade da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizado nesta terça-feira, 11, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
“Essa integração apoiará os municípios no processo de transporte operacional, porque quando os dois sistemas metropolitano e urbano estão bem integrados, acontece uma redução de custos e um melhor atendimento ao usuário”, afirma Adão de Castro Júnior, secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre.
O próximo encontro do fórum será em março e foi acertado uma visita técnica à secretaria, com os ônibus elétricos. Os secretários terão a oportunidade de conhecer a operação desses ônibus, além dos números e custos. Esse projeto é conhecido como Projeto Piloto em Porto Alegre e atualmente opera com 12 ônibus e três linhas.
“A gente já tem a autorização para contrair financiamento no novo PAC, a gente já tem autorizado a aquisição de um empréstimo de um bilhão de reais, que metade desse valor é para a compra de ônibus elétricos e estrutura de recarga”, diz.